Estava em busca de uma mochila leve, com um bom custo benefício e que atendesse as minhas necessidades dentro da escalada. A mochila Alpinism de 22 litros, da marca francesa Simond atendeu todos esses requisitos.
Ela é uma mochila voltada para escalada, mas que também pode user utilizada como mochila de ataque e de uso diário. Apesar da sua "pequena" litragem, os seus 22 litros são suficientes para caber todos os equipamentos utilizados em um dia de escalada em rocha e ótima para ser usada em vias tradicionais onde é necessário levar os equipamentos até o cume.
Tenho a mochila faz 1 ano e já utilizei no dia a dia, em trilhas curtas e escaladas. A mochila, apesar de apresentar uma construção simples, é bem confortável e firme durante a utilização. Por conta do bom tecido, a mochila resiste bem a abrasão quando em contato com a rocha. Sua parte inferior apresenta um tecido mais resistente, um políester RipStop 600D, enquanto o resto da mochila é construída em poliamida RipStop 420D. Ambos os tecidos apresentam tratamento repelente à água. A mochila não acompanha capa de chuva.
Por ser uma mochila pequena e voltada para a escalada, a ideia é que seja leve, pesando apenas 620 gramas. Comparada às minhas antigas mochilas de lona, que eu utilizava para escalar, a Alpinism 22l é bem mais leve. O costado da mochila é simples, apresentando uma parte rígida com almofadas verticais em espuma, mas ainda sim confortável para o peso que normalmente se carrega nela.
Na parte frontal externa da mochila, existem dois porta piolets ou bastões de caminhada, construídos em velcro e que podem ser ajustados na daisy-chian que existe do lado externo da mochila. Inclusive, essas daisy-chains externas permitem a fixação de algum equipamento de escalada como capacetes, mosquestões e outros.
A mochila conta com um bolso frontal grande e um bolso menor na parte superior, normalmente utilizado para guardar chaves e acessórios. Esse bolso conta com um porta chaves. Além disso, ela conta com fitas de compressão nas laterais, caso você queira diminuir o volume da mochila e deixá-la mais estável, ou então, para uma melhor fixação da corda que pode ser presa do lado externo da mochila. Por se tratar de uma mochila voltada para a escalada, ela tem uma fivela para a fixação de corda. Quando se prende a corda no topo da mochila, essa fivela sai de dentro da mochila por uma saída específica. Quando não se usa, pode guardar a fivela normalmente dentro da mochila. Essa mesma saída poder usada para a mangueira do sistema de hidratação.
A barrigueira é simples, ajuda a estabilizar a mochila durante as caminhadas e escaladas. Por ser uma mochila com pouca litragem, não é necessário que a barrigueira seja robusta e mais sofisticada. A fita peitoral também é simples e ajuda na estabilização da mochila. Ao lado da fita peitoral, existem alças emborrachadas que servem para prender equipamentos de escalada, como mosquetões ou costuras.
O acesso a parte principal da mochila se dá pelo zíper superior. Nessa parte principal existe um bolso para o sistema de hidratação, além de velcros que fixam a bolsa na mochila.
Comments