Parque nacional do itatiaia
Visite o 1º Parque Nacional do Brasil
Agulhas Negras
O roteiro mais famoso e visitado de todo o planalto e também, a 5ª montanha de maior altitude do Brasil, com 2.791 metros. Um clássico do montanhismo brasileiro.
Prateleiras (CUME)
Segunda montanha mais visitada do planalto, outro clássico. O cume das Prateleiras está a 2.539 m e de lá, uma vista deslumbrante do Vale do Paraíba, Serra Fina e outras montanhas da Mantiqueira.
Prateleiras (Base)
Alcance a base dessa icônica montanha a 2.460 metros. Possível avistar boa parte do Vale do Paraíba, Serra Fina e outras montanhas da Mantiqueira.
Morro do Couto
8ª montanha de maior altitude do Brasil e a 2ª maior do PNI, o Morro do Couto está na lista dos clássicos do parque. Montanha acessível, com trecho técnico no final, é uma excelente pedida pra quem quer encarar roteiros mais técnicos no PNI.
Pedra do altar
11ª montanha de maior altitude do Brasil e a 4ª do PNI, a Pedra do Altar é um espetáculo. Com vista 360 graus pra todos os principais cumes do parque, conta ainda com uma trilha pouco técnica e acessível.
Chapada da lua
Um dos cumes do maciço das Agulhas Negras e talvez o mais icônico. Recebe esse nome pela semelhança com o relevo lunar. Linda vista para o lado "B", pouco conhecido do Itatiaia.
Asa de hermes
A famosa "asa" do Itatiaia, avistada de muitos pontos. Um roteiro acessível, com um trecho mais técnico no final. Ao alcançar a base, é possível assinar um dos livros encontrados no PNI. É possível a realização de um rapel da "ponta da asa".
Pedra do Sino
9ª montanha de maior altitude do Brasil e a 3ª do PNI, é um dos roteiros mais longos na parte alta. Seu roteiro passa pela belíssima Cachoeira do Aiuruoca e também pelos Ovos de Galinha.
Circuito couto x prateleiras
Conheça o Morro do Couto, a Toca do Índio e a base das Prateleiras tudo no mesmo roteiro. Esse circuito começa próximo ao Posto do Marcão e "da a volta" por vários roteiros, até alcançar o Abrigo Rebouças. Incrível vista para a Serra Fina.
circuito 5 lagos
Começando também próximo ao Posto do Marcão, só que seguindo para o outro lado, o Circuito 5 Lagos é um clássico. Esse roteiro passa por mais de um ponto de interesse dentro do PNI. Pico dos Cones e Pedra do Altar são alguns atrativos que compõem esse circuito até alcançar o Abrigo Rebouças.
Circuitos do itatiaia
Ótimo pra quem quer fazer um treino na parte alta do parque. Basicamente é a realização do circuito Couto x Prateleiras e o circuito 5 lagos em 1 dia.
Paredão dos enamorados
Roteiro acessível e de curta duração, com quase todo o trecho sendo feito dentro da mata, com excessão da parte fina, já próxima do mirante. Uma pela vista para Serra Fina e Garganta do Registro.
Ovos de galinha
No caminho para a Pedra do Sino e um pouco depois da Cachoeira do Aiuruoca estão dispostas essas formações rochosas peculiares. Ovos de Galinha, que quando vistos de perto, não se parecem muito com ovos, mas vale muito a visita.
Pedra da maçã e tartaruga
Os blocos mais famosos do PNI, ficam em uma das trilhas mais tranquilas do planalto, ideal para famílias e crianças. Essas icônicas formações rochosas estão localizadas ao lado das Prateleiras.
Pedra Assentada
A Pedra Assentada é um dos roteiros menos visitados do Itatiaia, mas nem por isso, deixa a desejar, sendo um lugar único e com uma paisagem incrível para o Vale do Paraíba e a vista para as Prateleiras por outro ângulo.
Pedra do picu
Apesar de não estar localizada dentro do PNI, a Pedra do Picu se localiza próxima aos limites do parque. O marco da cidade de Itamonte (MG), é um clássico! Esse roteiro leva até o mirante.
Pedra Furada
Se você está procurando um dos melhores lugares da Mantiqueira pra assistir um pôr do sol, essa é a montanha. Com vista para Serra Fina, cumes do PNI e parte do PESP, é um roteiro acessível e de tirar o fôlego. Possível ver o nascer do sol também.
Cachoeira das flores
Cachoeira de fácil acesso, nas margens da Rodovia das Flores, conta com um ótimo poço para banho. Prepara-se para a água gelada!
Cachoeira do aiuruoca
Considerada a cachoeira de maior altitude do Brasil, a Cachoeira do Aiuruoca é um belo lugar pra conhecer. Durante o inverno, é possível encontrar gelo em boa parte da cachoeira. Propicia para banho, mas prepara-se para a água gelada!
Serrilha dos cristais
Um dos atrativos menos visitados do PNI, mas com uma das vistas mais incríveis de todo o parque. A Serrilha dos Cristais é composta pelo Pontão Terray e pelo Pico do Cone, ambos são montanhas mais técnicas.
Pico do maromba
Recente roteiro aberto para visitação no PNI. Veja os principais cumes do planalto por uma outra perspectiva. Acesso feito pela cachoeira do Escorrega, em Maromba (RJ).
Pico dos cones
O atrativo mais acessível de todo o parque nacional, o Pico dos Cones é uma excelente opção para famílias e crianças que procuram por uma montanha pouco técnica, de curta duração e com uma bela vista.