A elaboração de um check-list para uma expedição, acampamento ou trilha é algo muito importante e muitas vezes deixado de lado. O check-list é uma maneira fácil e rápida de organizar todos os equipamentos a serem levados para qualquer empreitada, além de reduzir as chances de esquecer algum equipamento que pode fazer falta na hora da necessidade ou do perrengue.
Embora pareça ser uma simples lista de equipamentos, é importante levar alguns pontos em consideração na hora de montar um check-list, afinal, os equipamentos de uma travessia no litoral brasileiro podem ser bem diferentes de uma travessia na Serra da Mantiqueira. Portanto, ter uma noção na montagem dessa lista, ajuda no planejamento de cada tipo de atividade, em diferentes locais.
O princípio da montagem de um check-list é o planejamento. É necessário saber as características do destino e os equipamentos que serão e/ou poderão ser utilizados em determinadas ocasiões. No exemplo de trilhas, é importante saber se a trilha é curta (normalmente, bate e volta) ou uma trilha longa (com duração de um ou mais dias), além é claro, do clima e da época do ano em que se está indo. Outro ponto que pode ser levantado, corresponde aos equipamentos de uso coletivo, como barracas e kits de cozinha. Se existem mais pessoas na atividade em que vamos realizar, podemos nos programar para cada um levar um desses equipamentos para não sobrecarregar ninguém. Além de diminuir o peso, fortalece o espírito de companheirismo dentro do grupo. É claro que se existem aquelas pessoas esquecidas, ter um backup pode ajudar em uma situação onde não é necessário depender dos outros. O ideal é se planejar com antecedência e organizar tudo aquilo que será levado. Seja cada um com seu equipamento ou compartilhando algum deles.
Existem diversos check-lists prontos que podem ser encontrados na internet. Muitos deles seguem a mesma base dos itens essenciais para se ter uma boa experiência na natureza. Eles podem ser utilizados em um primeiro instante ou então, serem adaptados aos equipamentos que temos disponíveis para tal fim. Por isso, é importante selecionar os equipamentos INDISPENSÁVEIS para a atividade, ou seja, os equipamentos necessários, sendo que sem eles, não há possibilidade de fazer algo ou pelo menos, da maneira vista como ideal, seja ela uma trilha, travessia, escalada, viagem e etc. Em um acampamento, por exemplo, os itens indispensáveis poderiam ser: uma barraca, uma mochila, vestuário e comida.
É importante mencionar alguns pontos que podem ser lembrados na hora da organização dos equipamentos. Por exemplo, dentro da área de vestuário, roupas confortáveis para se utilizar durante trilha e roupas eficazes contra o frio a noite, além de uma bota que já esteja laceada. Dentro do sistema de dormir, sacos de dormir com faixas de temperaturas de acordo com o local de destino e barraca que aguente o tranco em caso de ventos e chuva. Esses são pequenos exemplos que devem chamar a atenção, principalmente no planejamento de alguma aventura.
Alguns pontos importantes durante a elaboração de um check-list são:
1) Equipamentos essenciais;
2) Equipamentos não essenciais;
3) Equipamentos essenciais que eu tenho;
4) Equipamentos essenciais que eu não tenho;
5) Equipamentos não essenciais que eu tenho;
6) Equipamentos não essenciais que eu não tenho, mas provavelmente tenho vontade de ter.
Esses equipamentos comumente, são divididos dentro das seguintes áreas:
1) Itens de acampamento;
2) Itens de cozinha;
3) Itens de vestuário;
4) Itens de higiene;
6) Itens de primeiros socorros;
5) Itens em geral;
A experiência é muito importante nesses casos e os gostos de cada um devem ser levados em consideração. O ideal é que cada um tenha seu próprio check-list, das coisas que acham importante levar em uma travessias ou trilha. Algumas pessoas presam por conforto, outras, por peso ou até mesmo pelo equipamento que irá, de alguma forma, melhorar a experiência no ambiente outdoor. Os itens podem mudar de trilha pra trilha, além de que, você pode ver que levou coisa de mais ou de menos e com isso o seu check-list vai sendo aprimorado com cada trilha e aventura realizada.
Em breve iremos abordar a questão de planejamento de trilhas e travessias e os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de organizar uma aventura. Se você gostou desse tema ou tem ideias de temas diversos, deixe um comentário abaixo. Sugestões, opiniões são sempre bem-vindas.
Comments