Escaladas
Já tem experiência com escalada e deseja fazer alguma via clássica? Ou nunca teve contato com a escalada em rocha? A vivência de escalada é pra você!
Chaminé dos estudantes
Agulhas Negras
3° IV E3 D2 ~ 190m
Já escalou chaminé? Essa é sua oportunidade. Conheça uma das vias mais famosas de todo o Parque Nacional do Itatiaia. Localizada no Agulhas Negras, é uma rota repleta de histórias.
Chaminé idalício
Prateleiras
3° V A1 E3 D1 - 65m
Via de escalada nas Prateleiras, sendo considerada uma das 50 mais clássicas do Brasil. Com enfiadas em artificial e em livre por chaminé, é uma ótima escolha pra quem quer sentir o estilo do "itatiaismo".
Face norte - via do cavalinho
Prateleiras
2° III E2 D1
Uma rota alternativa para a subida das Prateleiras pela face norte da montanha. Um pouco mais técnica do que a face sul, essa rota apresenta trechos em chaminé, aderência e o famoso lance do "cavalinho".
Paredão Oba-Oba
Agulhas Negras
3° III A0/VI E2 D1 - 70m
Junto com a Chaminé Idalício, localizada nas Prateleiras, faz parte de uma das 50 vias mais clássicas do Brasil. O acesso até a base é feito pela "rota comercial" Ricardo Gonçalves.
Paredão Estrela
Agulhas Negras
2° III E2 D2 ~ 280m
É uma das vias mais clássicas das Agulhas Negras. É composta de nove bonitas enfiadas, de aproximadamente 30 metros cada uma, com lances de agarras, canaletas, trepa pedras e aderência. O final da via se dá no Pontão Norte.
Gênesis
Pedra do Altar
3° IVsup E2 D1 ~ 100m
Uma das vias mais clássicas do planalto e a mais famosa da Pedra do Altar. Uma via com vários estilos, aderência, agarras, canaletas e chaminés. Via chega no cume da Pedra do Altar.
Formigueiro
Agulhas Negras
2° III E2 D1
Boa parte da via Formigueiro compartilha trajeto com a Pontão Ricardo Gonçalves. Em determinado momento, elas se separam, seguindo a Formigueiro pela garganta formada entre o Pontão Norte e o Focinho de Cão. A via percorre um caminho com agarras por dentro de uma gruta, cheia de buracos (por isso do nome).
Bira
Agulhas Negras
3° IV E3 D2 ~ 300m
Está entre as três vias mais frequentadas das Agulhas Negras, sendo uma via com acesso direto ao cume do Açu e ao Pontão Sul. Clássica!
útero - Normal do Agulhas
Agulhas Negras
2° III E2 D2 ~ 300m
É a segunda via mais fácil e mais utilizada no maciço das Agulhas Negras. Foi a primeira via conquistada. Trechos em rampões, aderência, canaletas e passagem em blocos, que inclusive conta com uma passagem estreita que dá a ideia do nome da via.
Normal da pedra assentada
Pedra Assentada
2° II A0/Vsup E2 D1
Via de acesso para o cume da Pedra Assentada. Depois de ter percorrido vários blocos e labirintos, chega-se na base da via, que percorre uma canaleta/rampa em aderência até alcançar a base do bloco final que é feito com um lance de boulder.
Pontão Terray
Serrilha dos Cristais
2° III A0/VIsup E2 D2 - 25 m
Via pouco frequentada mas com um dos visuais mais incríveis do PNI. Subida do Grande Capucho pela Pontão Terray.
Longitudinal
Agulhas Negras
3° IV E3 D3
É a segunda via conquistada no maciço das Agulhas Negras, sendo outra clássica. Recebe esse nome pois atravessa as Agulhas no sentido "longitudinal", passando por todos os cumes e todos os livros. Possui aproximadamente 3,5km. Trechos com escalada, canaleta, aderência, agarras, trepa pedras, rapéis, etc.
via do naval - normal do picu
Pedra do Picu
3° IV A0/Vsup E2 D2 ~ 120m
A via do Naval é considerada a Normal do Picu, pois seria a via "mais acessível" e mais repetida da montanha. Conta com trechos simples em fenda, trechos em horizontal, agarra e aderência. Uma clássica fora do PNI.
Dale Dale
Pedra do Picu
4° V E2 D2 ~ 120m
Outra opção na Pedra do Picu. Tem seu início em comum com a via do Naval, mas no meio da horizontal, segue reto na direção de uma rampa em aderência e em seguida por uma canaleta com agarras. Uma via muito prazerosa de ser feita, que conta até com parada mista.
Vivência na Pedra do camelo
Pedra do Camelo
Vias acessíveis no Camelo
Prática de escalada na Pedra do Camelo. Escalada em top-rope, escalada guiada, oficina de nós e equipamentos, procedimentos de segurança, tipos de parada e técnicas de rapel. Voltado mais para a prática de escalada tradicional.
Vivência no BPO
BPO
Vias acessíveis no BPO
Prática de escalada na Pedra do Camelo. Escalada em top-rope, escalada guiada, oficina de nós e equipamentos, procedimentos de segurança e técnicas de rapel. Voltado mais para a prática de escalada esportiva.
Elektra
Ana Chata
4° V E2 D2 - 205m
Uma das 50 vias clássicas do Brasil, dessa vez na Ana Chata. Via mista, com proteções fixas e ótimos locais para colocação de peças. Trechos com aderência, agarras, fendas. Diversão garantida.
Lixeiros
Ana Chata
3° V E2 D2
Toda em proteções fixas, a Lixeiros segue por um sistema de fendas, agarras, aderência e um leve trecho horizontal (escalaminhada) para se alcançar as últimas enfiadas que são pela crista da Ana Chata (sendo essas, as mais bonitas da via).
Cresta com normal
Pedra do Baú
3° V E2 D1 - 140m
Uma das 50 vias clássicas do Brasil, localizada na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Certamente, uma das mais bonitas. Baixa dificuldade técnica, boas proteções e uma vista aérea que dá um charme a mais.