top of page
Foto do escritorAlexandre Alves

Review: Isolante inflável Ultralight Naturehike

Nesse review vou falar um pouco sobre o isolante inflável ultralight da marca Naturehike, que eu ganhei há 2 anos. Bom, já usei o isolante em inúmeras oportunidades e acredito que seja válido um review sobre este equipamento. Uma boa noite de descanso após um longo dia de travessia ou pedalada é o que muito de nós queremos. Recuperar as energias para enfrentar o dia seguinte é fundamental e o isolante térmico contribui para isso como parte do seu sistema de dormir, pois ele isola o contato do corpo com o chão, contribuindo para que o corpo não perca temperatura para o solo que, neste caso, está mais frio.


Ele é um isolante térmico confeccionado externamente em nylon ripstop 20D e internamente em TPU, e sua estrutura lembra muito uma casca de ovo. O isolante é acoplado a um travesseiro, o que aumenta ainda mais o conforto durante a noite de sono. Antes eu usava o saco do meu saco de dormir, cheio de roupas, como travesseiro. Agora, não me preocupo mais com isso e nem deixo minhas roupas amarrotadas para o dia seguinte trilha, pois é importante estar no estilo. O isolante apresenta uma válvula de fácil manuseio para o enchimento. Essa válvula conta com uma tampa emborrachada que permite a entrada de ar quando sopramos e que se fecha automaticamente, impedindo que o ar de dentro saia.

É um isolante que ocupa pouco espaço na mochila, além de ser leve (440g). Suas dimensões quando embalado são 25,9 x 9,9 cm e quando aberto 185 x 54 x 3 cm (na região do travesseiro são 61 cm de largura e na região dos pés 54 cm). Seus 3 cm de espessura são bons, mas é importante lembrar que o isolamento está vinculado a construção interna (neste caso TPU) e não a espessura. Seu R-Value é de 1,5 o que para o Brasil atende perfeitamente, mesmo nas regiões mais frias no inverno. Basicamente, quanto maior o r-value, maior o isolamento, mas isso não quer dizer que ele seja o mais eficiente, em virtude do peso. Ao final da postagem, deixo um link de acesso a um vídeo no YouTube do canal Graxaim Congelado. Lá vemos uma conta simples que busca determinar a eficácia de um isolante. A conta seria EFICIÊNCIA=Peso/R-Value, onde, na opinião do autor, o valor ideal seria abaixo de 140. Dessa forma, quando formos adquirir um isolante térmico conseguimos determinar o quão eficiente ele é.


Quando ganhei o isolante fiquei com receio de ele não aguentar, assim como os colchões infláveis tradicionais que às vezes furam no primeiro uso. Você dorme com ele cheio e acorda no chão. Até cheguei a testar uma boia inflável durante uma travessia uma vez, mas além de ser pesada, também furou no primeiro uso. Me enganei! O isolante é resistente e conta com um kit de reparo, caso ele fure. Ele é fácil de inflar, mas um pouco chato de guardar no saco de transporte. Depois de alguns usos, você acaba pegando o jeito e fica fácil. O ideal é que ele seja dobrado em 3 partes e que a boca fique voltada para fora, e que seja a última parte a ser enrolada, para que o ar vá saindo à medida em que o isolante é enrolado.

Eu achei o isolante muito confortável se comparado a um isolante de célula fechada de E.V.A (uso um de 9mm). Costumo usar os dois, justamente para aumentar o poder de isolamento, além de proteger o contato do isolante inflável com solo. Quando você deita de barriga pra cima, o ar fica bem distribuído, sem ficar com aspecto de cheio nas laterais e vazio no meio, garantindo uma boa noite de sono. Talvez um desconforto possa aparecer se a pessoa costuma dormir de lado, mas, pelo que testei, não cheguei a encostar no chão.


Prós:

. Fácil de inflar;

. Ótimo custo benefício;

. Kit de reparo acompanha o isolante;

. Travesseiro acoplado;

. Pouco volume se comparado a isolantes convencionais.


Contras:

. Deflação um pouco chata no começo;

. Um pouco desconfortável para que tem o costume de dormir de lado;

. Apesar de gostar bastante do isolante, sua eficiência poderia ser um pouco melhor.


Quer saber mais sobre R-value e outros isolantes infláveis ou de célula fechada? Acesse o canal no YouTube do Maurício, do Graxaim Congelado, lá ele explica um pouco sobre esse e outros temas - https://www.youtube.com/watch?v=iiy4j7F4jmM -


Outra referência para entender o R-value:


77 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Dec 12, 2022

Muito bom teste 2

Like
bottom of page