Dando continuidade aos betas relacionados à cozinha outdoor, hoje temos a segunda dica sobre equipamentos para serem usados em um acampamento, trilha com pernoite ou travessias: frigideira com cabo removível. A primeira dica, pra quem não viu, se trata da panela com escorredor.
Hoje vamos falar de uma frigideira simples e barata. A frigideira é melhor do que uma panela para fazer "pizzas" com Rap10, tapioca e até fritar alguma comida. É claro que não podemos esquecer que a frigideira precisa ser leve, afinal, já estamos levando uma panela e outros utensílios. E não queremos levar a cozinha toda de casa. Muitos podem achar melhor levar somente a panela e adequar o cardápio ao equipamento que se tem em mãos pois, quando estamos no meio do mato, quanto mais prático e menos trambolho vier de casa, melhor. Mas, como a frigideira ocupa pouco espaço e se trata de um acessório leve, às vezes sua funcionalidade vale à pena.
É importante mencionar que não estamos falando daquelas frigideiras de aço inox, com teflon, com cabos rígidos e enormes! Frigideiras desse tipo ficam ruins de acomodar na mochila e, claro, mais pesadas. Preferimos deixar essa em casa.
Por isso, resolvi fazer esse post, para trazer uma dica de uma frigideira leve que tenho usado em minhas travessias. Ela é uma frigideira comum, com teflon, mas é feita de um material mais leve (creio que seja um tipo de alumínio) e adaptei um cabo removível, para que se possa guardá-la na mochila, sem ocupar muito espaço.
Quando comprei a frigideira, ela tinha o cabo fixo. Cortei o cabo pra tentar adequar ele à frigideira, deixando menor do que quando veio. Em seguida, peguei um gancho de ferro que eu já tinha em casa, daqueles usados em painéis de eucatex organizadores de equipamentos (painel cheio de furos). Fixei o gancho no cabo que veio com a frigideira.
O cabo antigo era fixado na frigideira por meio de dois rebites. Retirei esses rebites e utilizei os furos para encaixar o gancho de ferro. Assim, quando vou usar a frigideira, é só encaixar o cabo. E quando for guardar na mochila, o cabo cabe dentro da panela comum, por exemplo, junto com outros acessórios.
Por conta do peso da frigideira, ela meio que trava no suporte. Claro que se for balançar a frigideira, fazendo aquele movimento de "jogar panqueca pra cima", ela vai balançar. Mas funciona normalmente pra fritar
O preço da frigideira foi de R$ 10,00 e o gancho de ferro eu já tinha em casa (custou R$1,50). Existe a possibilidade de usar pegadores vendidos no mercado compatíveis tanto com a panela quanto com a frigideira, no estilo das panelas da MSR, por exemplo. Embora esse acessório seja um pouco mais caro, apresenta uma funcionalidade maior. Cabe a cada um escolher qual opção prefere.
(Pegador de panela vendido pela MSR e Sister Outdoors)
Para maiores informações sobre essa e outras dicas relacionadas ao sistema utilizado na cozinha outdoor, entre em contato comigo.
Até a próxima postagem!
Muito boa dica! Nada melhor que uma linguicinha frita de noite no acampamento... Ab!